segunda-feira, 31 de maio de 2010

Vacina contra H1N1 pode dar falso positivo para HIV, diz Anvisa

O falso resultado positivo pode ocorrer até 112 dias após a pessoa ter se vacinado contra a gripe.
As pessoas que tomarem a vacina da H1N1 contra a gripe A e precisarem realizar o exame de HIV devem tomar cuidado e não se assustarem com o resultado. Isso porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que as pessoas que receberam a vacina podem ter resultado positivo para HIV mesmo sem ter o vírus que provoca a Aids.

De acordo com a agência, o falso resultado positivo pode ocorrer até 112 dias após a pessoa ter se vacinado contra a gripe. O tutor do Portal Educação, farmacêutico Ronaldo J. Costa, explica que a vacina estimula a produção de anticorpos IgM, que é detectado pelo teste imunoenzimático (Elisa), normalmente o primeiro dos dois testes necessários para liberação de resultado de exame de HIV.

"O teste realizado para confirmação do primeiro exame é muito mais sensível, o que impede a liberação de um resultado equivocado. Por esse motivo, não há risco de liberação de falsos positivos", diz o farmacêutico.

Segundo a responsável pela área de Laboratórios do Departamento de AIDS do Ministério da Saúde, Lílian Inocêncio, "ninguém precisa se preocupar porque nenhum paciente vai receber o resultado positivo sem que seja feita a contraprova", afirmou Lilian. O ministro da Saúde José Gomes Temporão esclareceu que a vacina contra H1N1 não oferece nenhum risco de transmissão do HIV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário